top of page

Suas finanças na palma da mão 

Letícia Albuquerque

Ricardo Fonseca


Você já teve que ir ao banco, uma lotérica apenas para pagar alguma conta, mas a fila estava imensa? E algumas vezes, já desistiu porque a demora passava de meia hora? Já pensou alguém com mobilidade reduzida então enfrentar todo este tempo aguardando para fazer algo simples?

 

Imagine como deve ser para você, pertencente a terceira idade, pagar uma conta ou resolver um problema financeiro no banco, sendo que ainda é vista por parte da sociedade como sinônimo de inatividade, com pouco conhecimento tecnológico e econômico, além dos crescentes problemas de saúde. Calma, nem tudo está perdido. Há solução! Atualmente existem diversos meios para que este repertório mude.

 

Com os avanços tecnológicos, as questões econômicas ficaram mais fáceis e ágeis de ser compreendidas e solucionadas. É possível organizar o orçamento, consultar e pagar contas por meio de qualquer equipamento eletrônico com internet de forma segura.

 

Nesta fase são imprescindíveis os cuidados com o planejamento, não podendo haver descuidos ainda mais se você almeja manter o mesmo padrão de vida ou então ter novas possibilidades. 

 

Egídio Mendes de 61 anos organiza a maioria de seu orçamento de casa e finanças nos papéis, entretanto, começou a pagar algumas contas pela internet porque elimina as chances de um assalto na saída do banco, sem contar no conforto de pagar uma conta sem sair de casa.

 

Mas o consultor Érasmo Vieira faz um alerta às pessoas que realizam transações bancárias pelo telefone móvel, como o caso de Vieira. “As suas informações estão todas ali, se perder um celular ou, na pior das hipóteses, sofrer um sequestro, quem olhar seu celular pode pedir as senhas e consultar suas contas’’.

 

Mas não são todas as pessoas com mais de 60 anos que sabem manusear um computador, celular ou tablet e quem dirá então abater uma conta. O consultor financeiro, Érasmo Vieira acredita que a terceira idade ainda possui mais informações disponíveis do que saber propriamente utilizar.

 

Ele acrescenta ainda algumas vantagens e desvantagens em organizar as finanças com o uso da tecnologia. Quem tem facilidade de mexer em caixas eletrônicos e internet consegue realizar o que necessita sem problemas, mas quem apresenta alguma dificuldade, muitas vezes, fica sem saber como proceder e sem informação, em alguns casos, como relatou.

 

Mendes acredita que, assim como ele, os idosos estão cada vez mais empenhados a aprender organizar as finanças por meio da tecnologia. Já, para o consultor financeiro, o público mais idoso, ainda está na fase de adaptação.

 

Vieira cita que isso ocorre porque alguns idosos ainda não interpretam claramente como é o funcionamento do orçamento e as regras dos bancos. "Eu acompanhei o caso de um idoso em que o banco colocou limite de cheque especial na conta dele. Ele não sabia, sacou todo o dinheiro e não entendia porque o banco começou a cobrar juros dele'', contou.

 

Há uma tendência de inserção da terceira idade na tecnologia. Muitas empresas desenvolvem serviços tecnológicos, como é o caso da internet banking e os maiores desafios são as dificuldades de acompanhar o avanço dos serviços financeiros e as ferramentas disponíveis no mercado. “Já ouvi pessoas dizendo: ‘quem criou isso não pensa nos velhos’, tem que se colocar na pele deles, o que não é fácil’’, finaliza o consultor financeiro.

 

Aplicativos voltados para os cuidados na 3ª idade

 Com o aumento da qualidade de vida ao passar dos anos e avanços tecnológicos, o idoso hoje é muito diferente do idoso de 30 anos atrás, por exemplo. Tem aumentado gradativamente as projeções acerca do crescimento da população com mais de 65 anos.

 

Pensando nesta faixa da população como uma fonte de consumo em potencial, diversas companhias têm criado ou adaptado tecnologias e funcionalidades voltadas para este público.

Caixa de Remédios

 

Preço: Grátis

Disponível: iOS e Android

Público: Idosos e Cuidadores

Uso: Controlar e organizar o uso diário de medicação.

É o caso do aplicativo Caixa de Remédios, disponível para smartphones com sistema operacional Android e iOS, e que tem como principal objetivo controlar e organizar o uso diário de medicação, enviando lembretes ao usuário e fornecendo informações sobre cada um deles, por exemplo.

 

Dentro do app você pode criar “perfis” de diferentes pacientes, adicionando informações

como data de nascimento, sexo, telefone, horários padrões de uso do medicamento. Por meio da câmera do celular é possível ainda capturar o código de barras do medicamento, fazer o upload de dados como composição química, sua principal indicação, receituário (tarja), qual o momento mais apropriado para seu uso e contraindicações.

Outro bom exemplo é o aplicativo Elderly Care, voltado especialmente para profissionais preocupados com cuidado de pessoas com idade avançada. Ele permite ao profissional encontrar as mais variadas dicas sobre higiene (o que inclui incontinência, cuidados com a pele, etc), planejamento (fixar lembretes sobre horários corretos de remédios, por exemplo), alimentação, recomendações de dietas e finanças pessoais.

Elderly Care

 

Preço: Grátis

Disponível: iOS e Android

Público: Cuidadores e Familiares

Uso: Reúne informações e dicas de como oferecer cuidado mais completo às pessoas da terceira idade

Além disso, o aplicativo, disponível gratuitamente no iOS e Android, possui uma aba na qual é possível encontrar as farmácias mais próximas da localização atual do aparelho. Os cuidadores têm ainda a opção de compartilhar suas histórias com outras pessoas e aprender com outras experiências compartilhadas.

 

Por conta da idade avançada, e problemas de saúde, alguns idosos possuem memória reduzida ou têm muita dificuldade de se lembrar até de ter realizado pequenas ações. Para evitar que se isso aconteça o Familo é uma ferramenta que mostra a localização exata do usuário, permitindo melhor controle de onde ela possa estar, evitando que ele possam se perder durante um trajeto.

Familo

 

Preço: Grátis

Disponível: iOS e Android

Público: Familiares

Uso: Guia que mapeia a localização das pessoas, permitindo maior controle sobre quais áreas foram visitadas e evita que uma pessoa fique perdida em uma região desconhecida

Ele funciona como um “guia”, que irá mapear locais chaves com base na sua preferência. Por exemplo, ao criar sua conta no aplicativo, ele pede que você informe o local de sua residência, que adicione outras pessoas em seu círculo familiar e ainda seu e-mail e telefone. Caso um familiar, já cadastrado na lista, saia ou chegue ao local informado, você irá receber uma notificação em seu aparelho.

Diversas funcionalidades ainda oferecem ao usuário trocar mensagens por meio de um chat, mandar um “alerta” (caso precise de ajuda e esteja perdido em alguma região) e enviar sua localização em tempo real, que pode ou não ser desabilitada de acordo com a preferência. Para os idosos, a garantia é de que eles poderão andar com maior tranquilidade e informar seu paradeiro, evitando preocupação desnecessária para a família e cuidadores.

O Cardiio é outro aplicativo que promete auxiliar idosos e cuidadores na manutenção de uma vida saudável. Ao criar sua conta gratuita, ele pede que você coloque o dedo na câmera do seu smartphone para que possa medir a sua frequência cardíaca. Após o teste inicial, ele pede que você adicione informações como idade, peso e revele se possui algum problema de saúde como diabetes ou hipertensão.

Cardiio

 

Preço: Grátis (permite compras dentro do app)

Disponível: Apenas iOS

Público: Cuidadores

Uso: Mantém relatório periódico da pressão arterial além de indicar pequenos exercícios diários para melhor qualidade de vida

Com esta tecnologia é possível manter um relatório periódico de sua pressão arterial, e verificar quando e por quais razões seus níveis sofreram alguma alteração. Ele indica ainda uma série de exercícios físicos a ser realizado, o que inclui polichinelos, agachamento na parede, flexões, entre outros.Ainda permite realizar compras dentro do aplicativo que vão desde comparação específica entre idade e sedentarismo, como ondas de pulso, expectativa de vida e frequência cardíaca para treinamentos.

Unknown Track - Unknown Artist
00:0000:00

    O economista Luiz Carlos Berbel dá dicas e relata os cuidados que são necessários ao entrar neste mundo tecnológico. Ele ainda ressalta que sempre é recomendável o auxílio dos mais jovens, quando não souber operar algo na máquina (smartphones).

Confira a seguir!

Conectados!

bottom of page